O Moda de Fábrica fez uma seleção de looks para ajudar você a acertar em cheio o presente do Dia das Mães. Afinal, cada mãe é única e presenteá-la é uma de tantas formas de gratidão e de retribuir o amor incondicional que recebemos em nossas vidas quando éramos tão frágeis.

Para as filhas, normalmente esta tarefa é mais fácil, mas para o pai ou o filho que terá que dedicar tempo para esta procura, a dica é fazer uma leitura atenta do estilo pessoal e do momento em que ela está vivendo, em casa ou no trabalho.

Afinal, quem nunca teve aquela sensação de que errou no presente? Seja para sua mãe, para a sogra, o que o que complica a situação ou mesmo para uma grande amiga, que você percebeu claramente que ela não se reconheceu naquele presente, mas ficou quieta para não te desagradar.

Para escolher o presente perfeito, é muito importante pensar no estilo de sua mãe. Vamos lá, primeiro se pergunte:  qual é o estilo que melhor define essa mulher? De acordo com diferentes características, sua mãe tem algum estilo que é o predominante: Moderna, esportiva, romântica, sexy, clássica, básica, criativa ou até dramática.

Existem sete estilos universais e alguns variações conforme o ambiente de trabalho e o momento da vida da pessoa. Em geral, toda mulher tem influência de até três estilos, mas um deles é o mais evidente, o chamado estilo-base, e os demais são mais alternados, utilizados em certas ocasiões para impressionar ou estão nos mínimos detalhes, nas combinações e acessórios, os chamados de estilos-adornos.

Cada estilo tem suas peculiaridades com as quais as pessoas se identificam e traduzem a personalidade e a maneira como cada mulher se expressa e se sente melhor no mundo. Antes de tudo, valorize quem ela é, este é o melhor presente!

Para ajudar, nós do Moda, selecionamos algumas dicas e já garimpamos algumas peças para que você encontre rapidamente o presente que sua mãe vai adorar!

Qual é o estilo de sua mãe?

Confira a lista e procure identificar o que mais se parece com sua mãe.

 

         

Estilo esportivo

Nem precisa pensar muito, talvez seja o estilo mais fácil de identificar. As mães esportivas preferem roupas de cores primárias e neutras. Muito jeans, azul marinho e combinações básicas. Usam roupas mais funcionais e práticas, às vezes, com uma linguagem bem esportiva e até tênis, mesmo que seja uma linguagem básica chic como na modelo de preto. Enfim, optam por roupas confortáveis e, geralmente, larguinhas.

Este é o estilo de pessoas dinâmicas, que se movimentam e que gostam de liberdade.

 

Estilo tradicional/clássico

Pessoas clássicas gostam de combinações com cores neutras (marinho, cinza, beges) e profundas (vermelho, verde, dourado, coral). Este contraste de combinação é o
coringa do guarda-roupa, que vai escolher ter menos estampas e que de preferência combine com tudo. Cortes retos e retangulares, cintura levemente marcada, calças retas e peças clássicas que não saem de moda. Preferem roupa de alfaiataria e tecidos estruturados.

Este é o estilo de pessoas mais conservadoras, além de ativas, eficientes, tendem a ser organizadas e práticas.

Estilo elegante

Preferem as cores primárias e neutras, com nudes, cinza, preto e marinho, e em produções monocromáticas, porém com combinações que geram comentários: que elegância, mesmo que a combinação seja casaco com calça jeans, como na modelo acima! Os tecidos costumam ter caimento perfeito, com a silhueta alongada, ombros proporcionais e cintura levemente marcada. Escolha por tecidos fluidos e de alta qualidade.

Este é o estilo de pessoas detalhistas, que buscam transmitir harmonia, refinamento e em geral são reservadas.

Estilo romântico

Mulheres românticas tendem a utilizar detalhes em rendas, babados e laços, com figurinos geralmente em tons suaves (pasteis, creme, lavanda, branco, opaco), com combinações de duas a três cores. Estampas pequenas, como poá e florais, integram o guarda-roupa. As peças acompanham a silhueta, são fluidas e as vezes, saias levemente rodadas e plissadas.

Este estilo revela uma mulher cuidadosa, delicada que tende a ser mais acolhedora,  gentil e receptiva.

 

 Estilo sexy/magnética

Mulheres de estilo sensual preferem cores vibrantes (roxo, vermelho, pink, verde) ou o contraste de preto e branco. Os acessórios metalizados são obrigatórios no look, além de  peças que delineiam bem a silhueta, preferem roupas ajustadas e com cintura bem marcada.

Esse é o estilo de pessoas que gostam de chamar atenção,  são pessoas com muito  magnetismo, sedução, autoconfiança, glamour e energia.

Estilo criativo

Em geral vai usar uma cor básica para contrastar com cores inusitadas (laranja, berinjela, verde-abacate), gostam também de listrado. Fazem combinações que normalmente os outros estilos não se atrevem, com looks criativos.

Este estilo de pessoa é independente, original e autêntica. Precisam de espaço para se expressar e pensam bem fora da caixa. São mulheres inovadoras, livres, emotivas e ecléticas.

 

Estilo dramático

Mulheres dramáticas gostam de cores fortes, como a criativas, porém vão utilizar algum elemento dramático para compor com estas cores: preto, branco e tons de pedras preciosas. Os looks podem conter mais cores,  com cortes mais quadrados e largos, porém com ângulos bem definidos e, geralmente, geométricos e assimétricos, ou mesmo peças góticas.

Esse é o estilo de quem defende suas causas e é focado. São pessoas carismáticas e compassivas, força, poder, confiabilidade e sofisticação. Estão sempre em destaque, são intensas e cosmopolitas.